Anotações da presença de Tiokasin Ghosthorse em Benfeita

O cativante Tiokasin Ghosthorse esteve em Benfeita para tocar e falar um pouco com todas as pessoas que têm interesse num ser e estar conectado com a Natureza.

Tiokasin Ghosthorse is from the Cheyenne River Lakota (Sioux) Nation of South Dakota and the bands of Itazipco/Mnicoujou and Oglala. He is the host of First Voices Indigenous Radio on WBAI NY - Pacifica Radio. Tiokasin has been described as “a spiritual agitator, natural rights organizer, Indigenous thinking process educator and a community activator.” One reviewer called him “a cultural resonator in the key of life.” Politics for the Lakota is spiritual and is not separate from the rest of life. Tiokasin has had a long history in Indigenous rights activism and advocacy. He spoke, as a teenager, at the United Nations in Geneva, Switzerland. Ever since his UN work, he has been actively educating people who live on Turtle Island (North America) and overseas about the importance of living with each other and with Mother Earth. He is a survivor of the “Reign of Terror” from 1972 to 1976 on the Pine Ridge, Rosebud, and Cheyenne River Lakota Reservations, and the U.S. Bureau of Indian Affairs Boarding and Church Missionary School systems designed to “kill the Indian and save the man.” Tiokasin Ghosthorse is also a master musician and one of the great exponents of the ancient red cedar Lakota flute, and plays traditional and contemporary music, using both Indigenous and European instruments. He has been a major figure in preserving and reviving the cedar wood flute tradition and has combined “spoken word” and music in performances since childhood. Tiokasin performs worldwide and has been featured at the Cathedral of Saint John the Divine, Lincoln Center, Madison Square Garden, the Metropolitan Museum of Art and at the United Nations as well as at numerous universities and concert venues.

His words of Indigenous insight and global concern are offered though the experience of "one Lakota living in one world".

~ Mitakuye Oyasin






Estas foram as notas que tirei na altura. Notas soltas de frases que ele foi dizendo e que me tocaram por várias razões:

Começa uma comunicação com a Natureza com respeito, em silêncio.
Sem passado, nem futuro na tua linguagem, sem tempo.
Sempre estamos aqui.
Luta através da mente e não com amor.
As pessoas Lakota não rezam, porque rezar é implorar e as pessoas Lakota não imploram.
Não há palavra para Natureza - é o que somos e para o que é, não há palavras.
Cristovão Colombo - colonizar com Cristo (culpa, dor) - agressivo.
Deram tudo o que tinham para dar. Não tinham mais nada a não ser o espírito. Aprendemos que o espírito é infindável. Podemos ser resilientes.

Amaruka - the land of the two feather serpent (Maian word).
Ilha tartaruga - turtle island
As pessoas Lakota eram chamadas de animais e não pessoas, pelo Cristovão Colombo!

Vaticano - estão lá os livros das tribos, em caixas escondidas.
Livros com prefecias.
Coisas a ver com a Natureza, empoderamento das pessoas ao identificarem-se como a Natureza.
Nas tribos não é necessário o feminismo porque a Natureza é o que é!
Não há que lutar por nada, pois já existe.

Reality - roialty, domination - no Ocidente, pois as pessoas estão longe da Natureza.

Sem tempo, posse, dominação (soberania) - conceitos que não existem nos Lakota.

Palavras:
Tree = True
Shantê = Heart = Tree
Realize - Real+alize
Uoukai

Sonhos intensos com a água.
Estamos com a esperança e a implorar em vez de irmos à Natureza e pedirmos água.

Podemos fazer o luto pelas espécies autóctones.

Pôr a semente de milho debaixo da língua e depois semear com a mão esquerda (que vem do coração).
Colocar as sementes da consciência.

Linguagem da mente # Linguagem do coração

A Mãe Terra não é uma nacionalidade.
A Mãe Terra está a fazer o upload de sonhos para e nas pessoas - não vêm da nossa imaginação.
Sonhos e visões não são profecias vindas das pessoas.
Se tratarmos a Terra de forma negativa, com  o pensamento de dominação, as coisas continuam da mesma forma.

MENI - água
Carrega sentimento entre a Natureza e as pessoas.
Apreciar a Meni no teu corpo, de manhã, num ritual.

Os sonhos não dão respostas para nós sermos aqueles que têm as respostas.

Perguntar directamente à Natureza.
Os sonhos são da terra.
"You are the dreams of the forest!"
A visão que a Terra tem para nós é que nós somos os sonhos dela.

As pessoas Lakota riem/sorriem o tempo todo,  porque elas vêm beleza em tudo. A beleza é tão grande que te faz sorrir e rir o tempo todo!

Shape shifters - pessoas que aprendem a sabedoria dos animais.
Os animais previram o tsunami do oriente em 2015.
Os animais selvagens, dias antes, foram para o cimo das montanhas e sobreviveram.
Os humanos só confiaram na tecnologia; não ouviram os animais.
Parar de os chamar animais: eles são nossos irmãos e irmãs.

A comida abençoa-nos e não o contrário!

446 e 442 - frequência da Terra.

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