E o javali veio visitar o terreno

 Uma visita destrutiva e chocante.

 Nem queria acreditar que todos os cultivos se foram… fui descobrindo alguns exemplares daquilo que estava a descer, mas estando a raíz fora da terra, não há muito a fazer!

Foram os tomateiros, as cebolas, os pimenteiros, os pepinos, as abóboras, as couves, as beterrabas, as curgetes e alguns troncos de algumas árvores ainda pequenas. 

O que nos vale é a banheira e os baldes ao lado da Tiny House ainda com cultivos.

Desta vez não chorei, não me revoltei, mas contactei com uma dor profunda. A dor de perder alimento, o resultado de trabalho imenso durante tantos meses (não só as plantas mas também o solo remexido de forma bem profunda pareceu desaparecer).

Os javalis não comem estes alimentos, mas funçam até encontrarem insectos e raízes.

Foi visita nocturna atrás de visita nocturna!

Revi o meu relacionamento com os javalis. Fiz-lhes, ou melhor, esta foi a forma de comunicar com eles e percebê-los, estar com eles, uma música

Agora passo-a quase todos os dias, em alto som, lá fora no terreno.

Tudo acalmou depois disto, mas tomei a decisão de colocar redes de protecção na horta e o meu amor por eles cresceu de alguma forma.

Ainda os encontro de vez em quando no último terraço, quando estou a trabalhar no terreno ao fim do dia e percebo que eles têm imenso medo dos humanos. Pudera! A forma que os caçamos e odiamos afasta qualquer ser!























Comments

Popular Posts