Dia de trabalho no terreno e panorama geral

 Hoje foi um dia fantástico de muito trabalho e de muitas concretizações.

Um dia que começou bem fresco, mas que ficou solarengo não muito tempo depois. Em pleno Outono é uma dádiva termos dias de sol assim. Mas o sol que pouco durou! Logo depois das 3 a chuva começou a cair, mas isso não impediu a continuação do trabalho! Nada que uma cházinho quente não ajude! E lá fui eu de novo para o jardim.

O que aconteceu hoje então?

Foi dia de limpeza de algumas áreas em que o Javali 🐗 mexeu um pouco o solo e soltou algumas pedras, de corte de alguns troncos caídos com a tempestade, criação de mais canteiros para nivelar o solo dos terraços e criar mais sítios de retenção de água e plantação e, por fim, a criação e manutenção de alguns dos caminhos ao longo do terreno.

Solo revolto pelos javalis.

Área agora limpa e organizada e mais fácil de caminhar.

Novo canteiro feito com alguns Ramos e galhos apenas para o estágio inicial de forma a suster o solo, mas depois será desnecessária. Outros canteiros irão ser feitos com outras estruturas de forma a ter não só estabilidade, mas também durabilidade.

Degraus limpos e o solo/composto foi usado nos canteiros.

Utilizei toda a matéria orgânica disponível, incluindo tronquinhos e giestas.

Esta é uma forma de usar a matéria orgânica disponível, de usar composto que vem dos caminhos a serem limpos e noutros terraços usamos também matéria orgânica que vem da cozinha. Por agora, estamos também a usar o composto da casa de banho que já está em espera há mais de um ano. Neste caso, usamo-lo nas árvores de fruto e iremos usar num dos canteiros grandes que estamos a fazer com o método lasanha. Ou seja, camadas de diferentes matérias, incluindo o composto da casa de banho (este é colocado na camada mais inferior, pois estamos a comportar também as fezes e urina das gatas e está é a forma mais segura em termos de transmissão por exemplo de toxoplasmoses. Mais tarde farei um posto sobre este assunto).





Comments

Popular Posts